quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Roatan - Mary's Place & Dolphin Dive


Mais um dia na bela ilha de Roatan.
Partimos logo cedo para um ponto bem especial, conhecido como Mary's Place.
Este ponto é considerado o mergulho mais bonito e mais famoso da ilha. Nao demorou muito pra entender porque. Descemos ate os 8 metros, bem embaixo do barco, onde haviam muitos corais e esponjas. Nadamos em direcao a parede e descemos ate os 30 metros. De repente avistamos uma fenda enorme, que comeca cerca dos 40 metros e ia ate o topo da parede de coral. A largura da fenda era de mais ou menos 2 metros. Suas parede estavam repletas de gorgonias, corais negros, corais cerebros, esponjas tubulares e as grandes esponjas barris, que aqui atingem proporcoes enormes. Entramos por ela e nadamos pelo menos uns 50 metros dentro deste canion. O visual era incrivel. Nunca havia visto algo assim. Um visual de outro mundo agora registrado pelas lentes de minha camera.
Passamos por mais dois sistemas de canions e saimos no azul, continuando o mergulho no topo da parede.

A cada mergulho em Roatan fico mais impressionado com a saude e conservacao do sistema recifal. Viajando pelo caribe, ainda nao havia visto um lugar com tanta variedade de corais. Todos saudaveis e bem coloridos.
Voltamos ja satisfeitos, mais o mergulho da tarde prometia mais.
Nao realizamos o segundo mergulho da manha pois haviamos marcado um Dolphin Dive, no famoso Anthony's Key Resort. Partimos do Fantasy island as 12:30. Fizemos um trejeto de 30 minutos de microonibus pelas estradas de Roatan e chegamos no AKR.
Sua equipe ja nos esperavam. Assinamos os formularios padrao, pegamos o cinto de lastro e partimos para o mergulho...
opa nao tao rapido....a politica do resort exigia um check de mergulho com todos antes de partir para o mergulho...ou seja, tivemos todos que descer a 2 metros de profundidade, fazer desalagamento de mascara e recuperacao de regulador. Nao doeu nada, mais muitos acharam desnecessario. Bem, regras sao regras.
Partimos para um pequena aula sobre os Golfinhos Nariz de Garrafa (Tursiops Truncatus), a mesma especie do famoso golfinho Flipper. Seu corpo é totalmente cinza, tornando-se mais claro na área ventral. Pode atingir até uns 3,5m de comprimento e um peso de 250Kg em média. Apresenta um "bico" bastante pronunciado, nadadeiras peitorais posicionadas bem a frente e uma aleta dorsal alta. Habitam todos os mares tropicais e temperados do planeta.

A relativa facilidade de sua manutenção em cativeiro permitiu obter-se uma quantidade considerável de dados acerca de sua biologia. Sabe-se que pode viver além dos 25 anos, alcançando maturidade sexual com uns 6-7 anos. O nosso amigo aqui tinha 15 anos e se chamava Fire. Tocamos o belo animal, vimos ele fazer suas incrieis manobras e partimos para o mergulho, no Front Porch, um ponto de mergulho bem em frente ao AKR.
Descemos a 16 metros, em um fundo de areia com alguns cabecos de corais espalhados. O treinador estava nos guiando e os golfinhos chegaram em seguida. Haviam 3, Fire e dois outros. Eles vinham e passavem entre nos e depois sumiam. Derrepente voltavam, nos rodeavam e fugiam de novo. Faltando uns 15 minutos para terminar o mergulho eles voltaram e ficaram conosco o tempo todo.

Era impressionante a forma como eles reconheciam os treinadores. Eles voltavam e ficavam em frente dele, esperando talvez por um suculento peixe. Iniciamos nossa subida e os golfinhos subiram conosco. Podiamos ver da parada de seguranca seus saltos, na superficia...algo realmente fantastico.
Foi uma bela experiencia....
No caminho de volta fomos alertados pela presenca de um tubarao baleia na regiao....procuramos, procramos e nada...nao foi desta vez.
Voltamos a operadora e apfroveitamos para fazer umas comprinhas na lojinha de souvenir...
Saimos de la com o sol se pondo e retornamos ao Fantasy Island para um delicioso jantar com Lagosta como prato principal. Amanha tem mais mergulhos.

Nenhum comentário: