domingo, 10 de fevereiro de 2008

Roatan - Last dives

Chegamos ao nosso ultimo dia de mergulho. Que pena!!!!
Nos preparamos para as duas imersoes matutinas. Planejamos um deep no primeiro e um mergulho no azul no segundo. Fomos entao para o primeiro ponto, o "french key bank". A boia de marcacao esta amarrada a um velho naufragio, que hoje so resta os pedacos. Logo a frente se encontra as parede que aqui despenca abruptamente rumo ao abismo, um bom lugar para realizar o nosso profundo. Descemos a 40 metros e iniciamos nossa subida em multinivel. O visual la de baixo era impressionante. A parede continuava descendo verticalmente rumo ao azul profundo e para cima a silueta dos mergulhadores que faziam um perfil compunham uma bela cena. O caminho de volta pro barco foi em cima da parede, aos 12 metros. Vimos algumas barracudas, um cardume de enxadas e os tipicos peixes da regiao. Fizemos uma longa parada de seguranca e retornamos ao barco para nosso intervalo de superficie.

Partimos entao para o segundo mergulho, onde descidimos explorar o azul. Descemos aos 20 metros e comecamos a nos afastar da parede. Por uma questao de seguranca resolvemos usar a tecnica da corrente, onde o primeiro mergulhador mantem a parede de arrecife no seu campo visual, o segundo mantem os olhos no primeiro mergulhador, o terceiro mantem o segundo e asimm vai. Desta forma nao nos desorientamos, o que eh facil de acontecer no azul. Eramos em Quatro. O Luiz se manteve proximo a parede, o Roney matinha os olhos no Luiz, o Mauricio no Roney e eu me afastei mais, nao perdendo o Mauricio de vista. Nao havia muita corrente e tudo funcionou muito bem. Vi apenas 2 grandes Wahoos (cavalas) e um Oceanic Triggerfish. Esperava ver mais, talvez um tubarao. Mas o mergulho no azul e sempre assim, uma caxinha de surpresa, as vezes se ve muita coisa..as vezes nada. valeu a experiencia.

Voltamos, almocamos e de tarde...mais mergulho!!!
Desta vez, um drift. Caimos no Cocos View wall e nadamos tranquilamente ate o Naufragio Prince Albert, o belo cargueiro afundado proximo ao hotel. Foi um belo mergulho. Encontramos um cavalo marinho na parede, um cardume de lulas e uma moreia verde no naufragio, que por sinal nem se preocupou com a presenca dos mergulhadores. Foi uma bela maneira de terminar nossa maratona e mergulhos na ilha de Roatan.
Voltamos para o dive center, tiramos a foto do grupo, curtimos uma praia e de noite rolou ate um slide show das fotos da viagem feitas pela Noeli. Show de bola!!!!
A semana foi fantastica e o grupo tinha um excelente astral. Todos entraram na vibe caribenha e nos tornamos bons amigos. Valew Ary, Edson, Eliane, Milton e Elvira, Fabinho e Cris, Paulao e Fatima, Francis, Jose eduardo e Lilian, Luizao, A grande familia (Luiz Gonzaga, Lydia, Luiz Neto, Isadora, Sergio e Francyelle), Marina, Oswaldo e Tereza, Ramilo, Ricardo (Chaveco ou Marroney), Rubens, Wemerson, Roney, a grande fotografa Noeli e o meu grande amigo e companheiro de trabalho na viagem Mauricio. Todos vcs foram 10!!!

Agora eh so preparar as malas e voltar para o Brasil. Confeso que é dificil deixar um lugar assim..principalmente para quem é viciado em mergulho e adora o mar....mas agora sei que em breve, muito em breve, embarco para mais uma viagem, sempre em busca de um contato intimo com a natureza e mais aventuras.