terça-feira, 11 de setembro de 2007

O Aquario do Mundo


Acordamos bem cedo para realizar a tao esperada saida de mergulho. Verificamos na planilha e nossa embarcacao era o "Realidad". ja de cara recebemos a excelente noticia de que iriamos a um ponto conhecido como "El bajo", um lugar mais distante onde se costumam avistar Tubaroes Martelo. Foi exatamente neste lugar onde se registrou pela primeira vez um cardume deste animal....que boa noticia numa segunda feira bem de manha rumo ao nosso escritorio...o mar. Nao acham?

Durante a navegacao fiquei fascinado pela paisagem. As altas montanhas rochosas de coloracao avermelhadas da ilha espirito santo criava um interessante contraste com o azul do mar. A terra parecia sem vida e muito arida. Em compensacao na agua havia muita vida. Arraias mantas saltavam no horizonte, inumeros cardumes de sardinha, dourados e ate um marlin aparteceu. Apos 1:30 de navegacao chegamos ao El Bajo, um arrecife que nao verdade é o topo de uma montanha submersa. A parte mais rasa 18 metros. Caimos para o primeiro mergulho e descemos ate os 30 metros. Seguindo as orientacoes do divemaster nadamos para o sul em busca dos martelos. Devido a recente passagem do furacao Henriette por estas bandas a agua nao estava la grandes coisas. Havia 10 metros de visibilidade. Entretanto havia muita vida marinha. Apos uns 15 minutos de natacao avistamos o primeiro e unico tubarao martelo que passou brevemente na nossa frente. Valew o show mas saimos um pouco decepcionados por nao encontrar os famosos cardumes. No segundo mergulho seguimos para o norte. Um show de vida marinha. Grandes cardumes, tartaruga, estrelas do mar diferentes da que vemos no atlantico, gorgonias e presenciamos um "congresso internacional de moreias".. havia moreia por todos os lados e o divemaster contou que as vezes se ve 5 na mesma toca. Uma beleza.

Partimos para o terceiro mergulho....terceiro? sim, aqui se realiza 3 mergulhos em uma saida...onde realizei uma das experiencias mais emocionantes da minha vida. Fomos a Los Islotes, um ilhota ao norte da Ilha espirito santo que possui uma colonia de leoes marinho. Existem cerca de 400 animais morando ali. Muitos estavam no sol, pegando um bronzeado e alguns nadavam proximo a ilha. Fomos orientados pelo divemaster a evitar se aproximar demais das pedras, para nao correr o risco de ser atacado pro um macho, que costuma ser muito territorialista e nao tentar agarra-los. Cai na agua e apos 5 minutos tomei um puta susto. Uma femea de mais ou menos 1 metro e meio parou na minha frente, cerca de 5 cm de distancia e comecou a brincar. Estes bichos sao extremamente ageis na agua e como nao os conhecia fiquei um pouco receoso. Deu varias voltas e piruetas do meu lado e depois se afastou. Eu quase nao conseguia enquadrar com minha camera tamanha a sua proximidade. Pouco a pouco mais leoes marinhos se aproximavam e muitos paravam para brincar com os mergulhadores. Em um dado momento fui para uma parte mais rasa onde comecei a filmar uma maria da toca. Estava tranquilinho ali quando derrepente senti uma leve mordida na minha cabeca...o dive master avisou que as vezes eles fazem isso...e quando olhei tinha um macho de uns 2,5 metros me encarando. Sai dali num estante e ele sossegou. Foi uma experiencia emocionante e espero em breve repetir este mergulho. Voltamos para o club cantamar curtindo a magnifica paisagem da baja California.





















Este lugar é realmente especial. Tenho certeza que teremos outros belos encontros com os animais do Mar de Cortes durante esta semana...
ate mais

Um comentário:

Lucas Gacek disse...

Caralho que style!

Abraços velinho!