segunda-feira, 10 de setembro de 2007

La Paz

Apos uma noite em Ciudad del Mexico pegamos bem cedo o voo para Baja California. Quem me acompanha aqui é o Daniel da Scuba Point, mas ele ficara apenas 3 dias na cidade. Seu objetivo é conhecer o mergulho e estrutura local [ara começar a trazer grupos. Apos uma breve escala em Mazatlan, chegamos em La Paz, capital da Baja California Sur.

Esta cidade, banhada pelas aguas do Mar de Cortes, ou Mar Bermejo, chamado assim por possuir aguas com cores que vao do azul mais transparente a um vermelho profound, recebeu no curso de sua historia conquistadores, piratas, missionarios e empresarios. O primeiro conquistador a chegar nestas terras foi Hernan Cortes, que a batiza como Villa de La Santa Cruz. Em 1596, o nome de La Paz é dado a estas terras pelo explorador Sebastian Vizcaino, que estabelece aí uma base para suas viagens de estudo e observacao. Foi Vizcaino o primeiro a preceber a importancia economica, das terras e mares californianos. Hoje La Paz é a cidade que possui o maior crescimento turistico da regiao e sua principal atracao nao poderia ser outra, suas belezas naturais, na terra e no mar.

Ao voar pela regiao ja notei a paisagem diferente. Uma paisagem arida onde montanhas rochosas e uma vegetacao composta basicamente por grandes cactos e mata rasteira se juntam com o azul do Mar de Cortes. Aqui o deserto encontra o mar.

Do aeroporto partimos pro Club Cantamar, um centro de mergulho e resort que opera na regiao desde 1983. O lugar é especializado em atender pessoas que buscam aventura. Contam com uma boa infraestrutura nautica, uma operadora de mergulho propria e simples acomodacoes. Suas instalacoes estao a 9 km do centro de La Paz, em um lugar privilegiado, com uma bela paisagem ao seu redor e muita tranquilidade. Diferente da agitacao da riviera maya, aqui encontramos paz.

Chegamos, acertamos a papelada e comecamos a busca por informacoes. Pensavamos em mergulhar ainda hoje, mas isto nao foi possivel. Ja reservamos a saida para amanha. Pegamos um transfer para conhecer a cidade, que por sinal é bem aconchegante, e tivemos o privilegio presenciar um belissimo por do sol. No caminho de volta o motorista, de alguma forma conseguiu furar os dois pneus dianteiros da van e tivemos que caminhar por dois quilometros pela estrada que cruza o deserto na mais completa escuridao. O ceu estava estrelado e no final das contas foi uma boa experiencia. Durante o passeio fiquei imaginando os gtandes animais que pretendo encontrar nos proximos dias. Tubaroes martelo, Tubaroes Baleia, Mantas, Lobos marinhos, Baleias, Golfinhos e diferentes peixes do pacifico estao na minha lista.

Serao 10 dias de Baja e 7 dias de mergulho. Nao vejo a hora de cair na agua e conhecer a riquesa do mar de cortez, considerado por Jacques Costeau como o "Aquario do Mundo".