quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Cozumel - Um passeio pela ilha e por sua historia


Acordei 100% depois de uma longa noite de sono. Hoje nao tinhamos que acordar cedo para mergulhar e resolvi fazer um tour pela ilha. Diferente de Holbox, aqui os esquema é alugar uma scooter. Negociei uma com um mexicano do lado do hotel. Ele pedia 35 dolares o dia mas acabamos fechando por 20. Que beleza!!
Capacete na cabeça, camera na mochila e la fui eu, rodar pela ilha. Me sentia bem a vontade pois quem me conhece sabe que ando pra cima e pra baixo com uma Yamaha Neo no caótico transito de Sao Paulo. Aqui, alem de ser mais seguro, a paisagem é bem diferente. Praias desertas, aguas azul turquesa, o verde da mata, manguesais e a brisa do mar transformam o passeio em uma experiencia bem agradavel.










Um pouco diferente de sao paulo nao é? Dei uma volta completa pela ilha... Do outro lado as praias sao bem mais agitadas, diferente das calmas que vemos na regiao hoteleira. As praias de la estavam bastante destruidas devido a passagem do furacao Dean.





Me impressionei com a quantidade de ninhos de tartaruga que encontrei. Parecia que havia um a cada 2 metros..e por kilometros de praias. Muitas visitaram recentemente o local pra depositar seus ovos e ainda se via rastros de sua passagem.



Mais adiante, encontrei uma praia onde praticantes de kite surf davam um show de habilidade. Parei para tomar uma agua de coco em um barzinho que oferecia uma promocao especial para as mulheres (veja foto). bem engracado!!!





Segui viagem ate as ruinas de San Gervasio e de lá para o centro.





Em um passeio como estes, de 2 horas, podemos dar a volta na ilha e ver suas diversas faces. Um lado selvagem e ainda pouco povoado, ruinas historicas e um centro bem movimentado com uma bela infraestrutura para receber os turistas que diariamente frequentam esta ilha. É como se pudessemos ver ao mesmo tempo cenarios que ilustraram a historia da ilha que se tornou um dos destinos mais procurado pro mergulhadores do mundo. Vou fazer um breve resumo da historia desta ilha pra que todos possam entender por que o mergulho foi tao importante para o seu recente crescimento. Vamos la:

Acredita-se que os primeiros habitantes da ilha foram os maias, que se estabeleceram na peninsula de Yucatan por volta de 2600 AC. Estes consireravam Cozumel um lugar sagrado. A ilha foi um santuario dedicado a Ixchel, a deusa da fertilidade. Seus templos eram lugares de perigrinacao, especialmente para mulheres que desejavam a fertilidade. Elas chegavam a realizavam uma viajem de 19 km de canoa para adorar a deusa. Se esperava que cada mulher realizasse esta peregrinacao pelo menos uma vez em sua vida.

Em 1518, chega o primeiro visitante, o espanhol Juan de Grijalva, que apenas passa pela ilha. No ano seguinte Hernan Cortes chega com sua frota e destroi grande parte dos tempos maias. Ao abandonar a ilha ele nao deixa uma apenas uma civilizacao em ruinas mas tambem a raiz de uma epidemia que causaria a morte de milhares de pessoas. De uma populacao de 40.000 habitantes em 1519, so restaram uns 300 no ano de 1570.

Nos ano seguintes Cozumel se converteu em uma ilha completamente abandonada e foi usada como esconderijo por varios piratas, incluindo o conhecido Henry Morgan. Os piratas escondiam seus tesouros entre as tumbas e tuneis feitos pelos maias. Em 1843 a ilha foi novamente abandonada. Ja em 1948, devido a Guerra de Castas, na peninsula de Yucatan, a ilha serviu de refugio para os que escapavam dos atentados violentos dos nativos que lutavam para conservar suas terras. Esta batalha durou ate a rendicao das tropas do governo, em 1901.

Em 1961, Jacques Costeu descubriu a extensa beleza dos recifes de palancar, no sul de Cozumel e publicou que este era um dos lugares mais fantasticos para se mergulhar no mundo. No ano de 1970 a populacao de cozumel ja havia alcancado 10 mil habitantes e hoje umas 90 mil pessoas habitam esta ilha paradisiaca.

Agora da pra entender porque encontramos aqui tantas operadoras de mergulho. esta atividade é a atracao principal da ilha e movimenta milhares de dolares para a economia local. Um monumento no centro ilustra bem a importancia do mergulho recreativo para Cozumel.





E por falar em mergulho...estou indo fazer um noturno aqui na frente do meu quarto. Nao dava pra passar o dia inteiro seco num lugar como este, nao é? Preciso andar apenas uns 30 metros, montar meu equipamento e cair na agua. Amanha conto pra vcs como foi mais esta experiencia...
Até mais.

2 comentários:

Unknown disse...

Eaí maluco... parece que tem outro furacão chegando por aí.. o HENRIETTE

Anônimo disse...

Vi sua entrevista no Mix Mulher, e fui conhecer mais seu trabalho...apaixonante Parabéns!!
Cácia