quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Cozumel - Night and Day



Aonde paramos? no mergulho noturno, certo?
Entao, cai bem na frente do hotel. O lugar é bem rasinho, no maximo 10 metros, bem abrigado, sem corrente e com muita vida marinha. Nao é preciso nem nadar muito para encontrar lagostas, moreias, arraias, carangueijos e outros peixes coloridos. Fiquei ali sentindo aquele contato intimo com a natureza por mais ou menos uma hora. No final no mergulho encontrei um belissimo polvo. Deixei ele pra tras e voltei pro quarto.









Apos 5 "longas" horas de sono partimos para mais 2 mergulhos. Nosso destino, os pontos conhecidos como Columbia Reef e Passo del Cedral. O primeiro mergulho foi espetacular. As tipicas formacoes de corais, com passagens subterraneas que beiram o abismo e uma grande quantidade de vida marinha classifica este ponto como um dos melhores de Cozumel. Deslizamos suavemente pelo lugar e todos voltaram para o barco satisfeitos.
Entretanto ainda faltava uma coisa para mim....eu queria ver um tubarao..de qualquer especie. Sou um admirador assiduo destes animais e desde as recentes esperiencias em Holbox nao havia visto nenhum por aqui.





Partimos para o segundo ponto, o Passo del Cedral. Ao cair na agua e ver o tipo de formacao...ja pensei...este mergulho promete. Uma planicie de areias brancas a 16 metros de profundidade com cabecos de corais espalhados por todos os lados. O meu tipo preferido de mergulho....bem tranquilo e com muita vida. Tinha certeza de que seria show de bola. Logo de cara deparei com uma moreia verde bem grande. Ela nao quis sair da toca mas pousou para as cameras. A corrente estava um pouco mais forte e iamos deslizando pelo "Aquario". Passei por varios cardumes de peixes coloridos e quando filmava uma toca cheia de Salemas, Anisotremus virginicus, o Daniel veio por cima e me fez o tipico sinal da mao espalmada em frente da sua testa indicando que havia visto um tubarao. Saí desparado na direcao que ele apontou e nada. Foram pelo menos uns 5 minutos de suspense, procurando o bicho ate que derrepente um Tubarao Lixa, Ginglymostoma cirratum, de mais ou menos 2 metros surge na minha frente. So deu tempo de apertar o rec e comecar a filmar. O tubarao lixa, tambem conhecido como Lambaru (ou Tiburon gata como é chamado aqui) pertence a mesma ordem do Tubarao Baleia que vimos em Holbox, os Orectolobiformes, e pode chegar a medir 4 metros. Possui um par de barbilhoes abaixo da narina que o auxilia na caça. Alimenta-se de peixes que habitam no fundo do mar, camarão, lula, polvo, caranguejo, lagosta e outros. Possui pequenos dentes, mas extremamente poderosos, que simplesmente esmagam suas presas. Esse tubarão é um dos mais estudados devido a sua fácíl adaptação em cativeiro. Aqui ele nadava livremente entre os corais.
Ele ficou pouco tempo conosco mas logo logo outro apareceu. E depois, mais um.
Em um lugar como este eu poderia passar horas e horas embaixo dagua...só subi por que o ar estava acabando. No meu ponto de vista...este foi o melhor mergulho ate agora.











De noite partimos pra mais um noturno, so que desta vez embarcados.
Fomos ate o local chamado de Paraiso e o proprio nome ja diz tudo. Nao conheci este ponto durante o dia mas de noite presenciamos um espetaculo de vida marinha. Logo no inicio olho para o lado e me deparo com um Tubarao Galha Preta, Carcharhinus limbatus. Esta ordem de tubaroes, os Carcharhiniformes, as vezes sao muito dificeis de serem identificados e até especialistas se confundem as vezes. So reconheci devido a sua forma e porte, pelo fato de ja ter mergulhado com esta especie e principalmente porque segundo os guias sao os tubaroes pelagicos mais comuns desta regiao. Consegui fazer belas imagens com minha camera de video. Vibrei em baixo dagua!!! Alem desta surpresa, moreias, Polvos, Lagostas, um carangueijo gigante, o endemico Splended Toafish dando show fora da toca....precisa mais? sim, claro...mas só amanha.









Por hoje é só...amanha realizaremos os dois ultimos mergulhos embarcados na ilha de Cozumel...e com certeza, pelo andar da carruagem, estes mergulhos prometem!

Nenhum comentário: