quinta-feira, 13 de setembro de 2007

BAJA - Um novo encontro com o gigante gentil


Mais um dia de mergulho na Baja California...nada mal hein? Partimos cedo com o objetivo de realizar 2 mergulhos e depois sair em busca do Tubarao baleia. Nosso primeiro mergulho foi em um ponto conhecido como Punta Lobos. O lugar possui este nome porque antigamente havia ali uma colonia de leos marinhos, aqui Lobos marinos. Hoje nao ha mais nenhum por aqui e todos se moveram a regiao dos Los Islotes. Descemos a uma profundidade de 40 metros onde encontramos um belo jardim de gorgonias. Depois voltamos para e ficamos o resto do mergulho na parte mais rasa. A agua nao estava muito boa e aproveitei pra continuar com a brincadeira de macro fotografia...acho que gostei disso.









Em seguida partimos para o segundo mergulho, que seria no naufragio Salvatierra. Este, diferente dos outros, era um naufragio natural. Esta balsa de 100 metros afundou wm 1976 apos colidir com o Swannee Reef, outro ponto de mergulho proximo a ilha espirito santo. Por estar ai a bastante tempo, e em um lugar nao muito protegido, o naufragio esta um pouco desmantelado. entretanto ha muita vida marinha em seus destrocos. Havia um pouco de corrente e descemos pelo cabo da ancora. Foi um bom mergulho e encontramos frades, peixes anjo, papagaios, um belo peixe escorpiao, grandes badejos, moreias..alias ha moreia por todo lado aqui.






Voltamos e nos preparamos para buscar o Grande Tubarao baleia.

Diferente de Holbox, aqui em La Paz o club Cantamar conta com um hidroaviao para buscar estes tubaroes. Assim que o piloto avista o animal ele avisa o barco por radio e informa as coordenadas. As chances de nao encontrar um tubarao baleia desta forma é remota. Principalmente em uma area onde eles sao comuns. Recebemos a confirmacao pelo radio e parti para mais um encontro com o gigante gentil. Encontramos 2 deles...um com pouco mais de 8 metros e outro com apenas 6 metros. Como em Holbox, o mergulho com eles é feito sem scuba e o barco vai jogando os mergulhadores na agua bem proximo do animal. Dividimos os grupos e comecamos a cair. Como ja era um expert no esquema esperei o momento certo e cai bem na frente do Tubarao. Ele nadou tranquilamente em minha direcao e assim que passou comecou a correria. Ja tinha esquecido o quanto temos que nadar para acompanhar estes animais. Ainda bem que usava boas nadadeiras. Consegui filmar boas cenas e registrar mais uma vez o maior peixe dos oceanos.







Cada dia que passa entendo porque Jacques Cousteau chamou este lugar de o "Aquario do Mundo".

Nenhum comentário: