quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Baja - Last dives


Depois de uma noite bem "agitada"...devido a um pequeno terremoto aqui em La Paz...acordei para me preparar para os ultimos mergulhos no Mar de Cortez. É, infelizmente esta acabando!!!
Partimos para o El Bajo para ver se finalmente encontramos o cardume de tubaroes martelo que fizeram esta regiao tao famosa. Chegamos no local, ancoramos, caimos na agua e seguimos a corrente rumo ao azul. Durante o mergulho nem sinal de tubarao martelo, nem um, nadica de nada...infelizmente nao foi desta vez. Nao se pode ganhar todas nao é? Como disse Jose, o Capitao do realidad, nossa embarcacao..asi es El bajo, as vezes mucho, as vezes nada! Bom..de qquer maneira fizemos um belo mergulho no azul.


Partimos pra realizar o segundo mergulho em Punta Lobos. No caminho as famosas Mobulas voadoras do mar de cortes estavam dando show. Pulavam por todos os lados e apos varias tentativas consegui finalmente registrar os saltas destas arraias. Valew a espera e filmei pelo menos uns 5 saltos. Ufa!
Caimos na agua com a esperanca de encontra-las em baixo dagua. Fiquei o mergulho todo olhando pra cima e nada. Quando estava voltando, ja na parada de seguranca elas apareceram. Havia um grupo de 6 ou 7..e entre as mobulas uma arraia morcego similar a que vi em Holbox ( enretanto todas pertenciam a famila Myliobatidae). Um belo presente de despedida.




Partimos para o ultimo mergulho que foi feito na ilhota de San Rafaelito. Havia um lobo marinho deitado nas pedra. Tentei me aproximar mas ele nao gostou..comecou a rosnar e sai de la rapidinho e fui curtir o ponto. O lugar é bem raso e costuma ser utilizado para os mergulhos noturnos. Havia muito peixe porem muitos corais estavam quebrados devido ao numero excessivo de embarcacoes que visitam o local e atiram suas ancoras sem se preocupar com o que tem embaixo. Fiquei revoltado e ao voltar para o club cantamar conversei sobre isso com o Fernando jr, responsavel pelas operacoes. Ele me disse que ja estao tomando providencias e em breve estarao instalando boias nos pontos de mergulho. Fiquei aliviado pois como ja comentei os recifes sao ambientes delicados e uma ancora pode acabar com anos, ou seculos de formacao. Que bom que vao usar boias. A natureza agradece..e os mergulhadores tambem.








Parti pra assistir meu ultimo por do sol aqui na Baja...so que desta vez na bela avenida beiramar da cidade de La Paz...

Nenhum comentário: