quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Adios Reina del Mar


Mais um dia de despedia…a parte mais dificil como sempre. Deixar um lugar como este e os novos amigos nao é facil. Mas assim tem que ser. Acordei depois de uma noite tranquila..sem terremotos…e fui ate a marina antes dos barcos sairem para conseguir me despedir de todos..clientes, instrutores, capitaes, divemasters…todos viraram bons amigos e trocamos emails, camisetas e agradecimentos. Troquei meu bone com o Capiato Jose, um velho Lobo do mar que ja esta nesta profissao ha muitos anos. Ele nos levou para conhecer a maioria dos pontos de mergulho e merece ser lembrado. Alias, toda a equipe do Club Cantamar esta de Parabens.. Cada um contribuiu de forma singular para esta aventura. Valew galera!




Apos a partida dos mergulhadores fui realizar minha ultima aventura...visitar a praia de Tecolote e Balandra. Fui para a Estrada pedir carona e nao demorou muito para conseguir…(qdo voltei descobri que este nao é um habito muito comum aqui e pode ate ser perigoso..ainda bem que nao sabia..rs)… A praia de Tecolote é bem movimentada, com bares, lanchas que fazem passeios, kayaks etc. Caminhei mais um kilometro no deserto, debaixo de um sol de 30 graus, ate a bela praia de Balandra…uma praia quase deseta..e muito tranquila. Nao ha quiosques, lanchas nada..apenas umas palapas para seus visitantes se protegerem do sol. Tirei umas fotos e atravessei um pequeno monte ate outra praia, ainda mais deserta…nesta praia ha uma formacao rochosa bem interessante e que virou um dos simbolos de La paz, El Hongo. Esta é uma pedra que devido a erosao tem sua base afunilada. Parece uma gota de cabeca pra baixo..ou como o nome sugere, uma especie de cogumelo. Um belissima paisagem e que fez valer a pena a ardua caminhada.









Voltei para o hotel, de carona novamente..e me preparei para a dura partida.

Antes de sair mais uma experiencia…ajudei o Virgilio, divemaster do local a fazer testes hidrostasticos..isso mesmo…aqui o proprio club cantamar faz os seus testes. Eles possuem uma estrutura completa e ate contam com sua propria camera hiperbarica. Quer mais? Visite o site www.clubcantamar.com para conhecer por completo suas instalacoes..ou melhor, agende ja a sua viagem!!!!
Aproveitei e filmei todo o processo de teste, pois pretendo fazer um video institucional para os meus alunos…sempre comento nos cursos basicos sobre o teste mas nunca mostrei como eles sao feitos..agora tenho o meu proprio material.



Terminamos os testes e fui arrumar as malas…que dureza. Passei na lojinha para comprar umas lembrancas e fiz o check out. A van ja me esperava para me levar para o aeroporto…Parti mais uma vez ja com saudades de todos. Espero voltar em breve…quem sabe guiando grupos.


Foram 10 dias de muitos mergulhos e muita aventura na Baja. Belos encontros com golfinhos, baleias piloto, mobulas “voadoras”, tubaroes baleia entre outros. Este lugar é realmente especial e agora entendo porque Jacques Cousteau chamou o Mar de Cortes De o Aquario do Mundo…


Na beira mar da cidade de La Paz ha varias obras de arte que representam o quanto o mar é importante para a cidade. O mural de Wyland, um pintor famoso que dedica sua obras ao mar e seus habitantes é uma delas. Aqui ele ilustrou os animais que vivem ou visitam as aguas da regiao. Um belo mural.




Outras esculturas tambem ilustram a importancia do mar pra cidade. Uma delas é a representacao de La Reina del Mar, a rainha do mar. Em forma de uma concha corroida pelo constante movimento de mares com um rosto de um espirito feminino, a guardia dos mares zela pelas belezas deste lado do pacifico.


Termino este relato e a minha passagem por La Paz com o poema de Monica Gutierrez de Kiy que ilustra muito bem o papel simbolico desta entidade:

Desde la Tierra donde nace la paz
gobierna en silencio la Reina del Mar
protege su acuario – tesoro immortal
su oasis marino de alga y de sal
y acoge en sus manos al pez que vendrá

La Reina del Mar observa passar
los barcos que llegan los barcos que van
los besos furtivos de espuma y marea
y en completo silencio dicta una ley nueva:
que nadie corrompa su mansion de ballenas
que nadie de atreva a envenenar sirenas
y que a partir de mañana recuerde la tierra
que se repite el milagro si la vida se crea

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Cristian

Confesso que estou virando frequentadora assídua do seu blog... Os depoimentos e fotos são realmente muito bons.
Parabéns pela iniciativa e por dividir conosco suas experiências.
Um abraço e boa sorte,

Adriana Coura (Itajubá)

Unknown disse...

Oi Christian
Acompanhei todo o relato de sua viagem através das mensanges que você mandou para a dive-net. Devo confessar que você me fez sentir uma saudade enorme dos mergulhos que fiz em Cozumel (estive lá em abril deste ano) e uma vontade ainda maior de conhecer a Baja California.
Meu marido é mexicano e, uma vez ao ano, viajamos para a Cidade do México para visitar a família. Sempre que possível, aproveitamos para conhecer outras partes do país. Este ano o destino foi Cozumel e no próximo, se tudo der certo, será a Baja California.

Abraços,

Christiane (São Paulo)