domingo, 26 de agosto de 2007

HOLBOX - 26/08/2007



HOLBOX, se pronuncia Holbochi, é uma ilha 170 km de Cancun e até hoje mantem o clima rústico e calmo de uma vila de pescadores. É necessario pegar um barco em Chiquilá para chegar até a ilha. A vida na ilha é simples. Sua população sobrevive da pesca e do mergulho com tubaroes baleia. O meio de transporte local são os carros de golfe e motocicletas. Os poucos turistas que circulam pelas areias da praia vêem ao local para fazer mergulhos e avistar o tubarão baleia, golfinhos e as raias jamanta. É difícil acreditar que este lugar, tão perto do badalado complexo turistico de Cancun, seja tao tranquilo. Quem procura contato íntimo com a natureza e um pouco de descanso da agitada vida moderna, com certeza vai encontrar em Holbox.

Acodei com um nascer do sol incrivel. Ao abrir os olhos fiquei impressionado com a imagem que via. Pulei da cama e tirei umas fotos.

Logo pela manha o Marvin me levou para uma saida com os tubaroes baleia. Muito do turismo em Holbox esta envolvido com este belo animal e quem começou com esta atividade foi o prrio Marvin, ha mais de 6 anos. Hj e possivel ter mais de 50 barcos realizando este passeio na alta temporada, que vai do final de julho ao começo de agosto.

O tubarao baleia, Rhincodon typus, é o maior peixe do mundo, chegando a medir 18 metros e a pesar 12 toneladas. Os tubarões-baleia alimentam-se principalmente de plâncton, embora também comam regularmente cardumes de pequenos peixes e lulas. Eles habitam os oceanos tropicais e de água quente. Mesmo sendo pelágico, agrega-se, de forma sazonal, para alimentar-se em várias costas, como o recife de Ningaloo na Austrália e aqui, em HOLBOX.

Saimos em uma pequena lancha com mais 8 pessoas. Escolhemos fazer o típico passeio de turista hoje para que eu possa conhecer a operaçao. Amanha vamos sair so para filmar o animal. Após 20 minutos de barco avistamos um grupo de golfinhos que fizeram um show a parte. Durante o caminho o Marvin deu um briefing sobre a operaçao e tambem uma aula de biologia sobre o animal. Todos no barco olhavam com admiracao. Mais um pouco e chegamos ao territorio dos tubaroes baleia.

O tubarão-baleia é uma espécie solitária e raramente é vista em grupos, exceto em locais com alimentação abuntante, como este. havia cardumes de sardinha por todo lado e a agua era abundante em plancton. Logo de inicio um bichao veio passear bem na frente do barco. Aproveitei para filmar esta cena que nao é muito comum em outros lugares.
Pouco a pouco foram surgindo outros e quando tentamos contar percebemos que estavamos rodeados por mais de 30 tubaroes baleia.

De 3 em tres iamos caindo na agua.
Estar ao lado de um animal destes é realmente uma sensaçao incrivel. Todos voltavam com um sorriso de orelha a orelha. Quando chegou a minha vez nem quis levar a camera filmadora, sò a maquina de foto. era meu primeiro contato com o animal e queria sentir a sensaçao sem estar preocupado com foco, enquadramento, etc. Alem disso sabia que iamos voltar no outro dia só para isso. Agora era hora de diversao e contemplaçao.
Cai na agua e dei de cara com um tubarao de 12 metros.

Nao tenho palavra para explicar esta sensaçao. É dú caralho...desculpe a palavra....uma puta sensacao..ops, denovo... nao sei como explicar. Ele nadava graciosamente na minha frente e eu o observava. Ele sabia da minha presença mais nao se incomodava.

Voltei ao barco e fiquei curtindo esta sensaçao. Peguei minha camera e colmecei a filmar novamente. Aproveitei para fazer imagens secas hoje. Ficamos ali mais ou menos 2 horas e alem dos tubaroes avistamos mantas e golfinhos.

De repente avistamos uma lancha da marinha que vinha em alta velocidade. Marvin tentou pedir pelo radio para que eles diminuissem a velocidade mais nao o fizeram. Passaram a milhao dentro da zona dos tubaroes. Eles que deviam dar o exemplo. Os operadores ficaram revoltados. Sao eles que se preocupam com a preservaçao dos animais. Holbox é uma area protegida mais a zona dos tubaroes baleia esta fora desta area. Todos operadores estao unidos para mudar esta condicao e criar um parque de protecao para estes peixes.

Voltamos em seguida e fomos direto para casa de marvin onde sua gentil esposa nos preparava um saboroso almoco mexicano.

Aproveitei a tarde para fazer imagens da ilha e escrever pra vcs. Agora e hora de ir ver o por do sol. Em Holbox, ao contrário do que ocorre nas praias da Riviera Maia, é possivel assistir o pôr-do-sol no mar. Amanha conto como foi. Isso depois de passar mais um dia com os maiores e mais graciosos peixes do planeta. marvin me garantiu que veriamos pelo menos 200. Eu ja nao duvido!!!

continua...

Nenhum comentário: